Você se lembra de quando comprar espaço para anunciar se resumia basicamente no ciclo de definir um veículo, entrar em contato com o responsável dele e negociar o custo para divulgação de seu anúncio? Além de demandar tempo e fazer com que as possibilidades de exposição fossem muito menores do que as atuais, essa maneira de comprar mídia muitas vezes prejudicava os resultados finais, pois não era possível ter uma flexibilidade de investimento e duração. Atualmente, com a ampliação do Marketing Digital, uma nova maneira de divulgação revolucionou o cenário no que diz respeito a compra de mídia; hoje vamos abordá-la, a mídia programática.
O que é a Mídia Programática?
A mídia programática nada mais é do que automatização da compra de mídia, onde uma plataforma define, após o planejamento de utilização de verba e exposição, qual o melhor veículo para exposição do anúncio em questão.
Utilizar a mídia programática otimiza todo o processo de compra e venda, pois não depende da interação humana entre Publisher (dono do espaço publicitário) e anunciante, e nem da negociação de meios individuais, o que amplia o leque de opções de maneira relevante, tornando a compra de mídia algo tão simples quanto a compra de produtos dentro de um e-commerce.
Como a compra de Mídia Programática funciona?
A compra de mídia programática depende de algumas estruturas para poder ocorrer e é através delas que os espaços serão escolhidos levando em consideração a persona definida anteriormente, os produtos anunciados e a verba disponibilizada. Os termos relacionados a essa otimização são:
Ad Exchange: É uma plataforma que tanto os publishers quanto anunciantes têm acesso e permite com que as vendas de espaço possam ser feitas de forma mais vantajosa, muitas vezes em leilões conhecidos como RTB.
RTB: Os Real Time Bidding são os leilões onde é possível efetuar a compra de mídia em tempo real.
Ad Networks: São canais que conectam os anunciantes aos sites com espaço disponível, complementando as Ad Exchanges, separando os canais por tipo de conteúdo ou assunto.
DSP: A Demand Side Plataform se conecta a Ad Exchange para localizar os espaços em que o possível anúncio encontrará a persona definida anteriormente, auxiliando o anunciante a definir o melhor meio.
SSP: A Sell Side Plataform atua como a DSP dos veículos, demonstrando as praças disponíveis e qual é mais interessante de acordo com o objetivo proposto.
Organização para compra de Mídia
Após entender o processo que envolve a mídia programática é importante alinhar alguns fatores para obter sucesso dentro da campanha, são eles:
Persona: Quem você busca atingir? Como na maioria das estratégias de marketing digital, definir quem você procura é necessário para apostar em meios e veículos assertivos.
Objetivo: Com essa campanha em questão o que sua empresa pretende? Obter mais vendas? Aumentar o número de cadastros em sua newsletter?
Redirecionamento: O anúncio deve sempre ser configurado como uma landing page, onde o cliente será redirecionado para uma página específica dentro do site, levando ele direto ao seu objetivo.
Layout: Muito se engana quem pensa que os resultados dependem apenas da disponibilização do anúncio no meio certo. Todos nós acabamos acessando algum tipo de site, conteúdo ou página levando em conta a parte visual, por isso é necessário apostar em um layout que chame atenção, mas que transpareça o que seu produto fará pelo cliente.
Tendo tudo isso em mãos, as trading desks (empresas especializadas em mídia programática) podem intermediar o processo de maneira assertiva, e o que parece ser algo complexo e fora de realidade para alguns anunciantes passa a ser uma prática.
Sucesso para sua campanha
Apostar na Mídia Programática é certamente avançar para o futuro, pois essa forma de comercialização, que já se estabeleceu em diversos países, também cria fortes raízes em solos brasileiros, principalmente se levarmos em conta o fato de que somos o 4º maior em utilização da internet.
Pretende apostar na mídia programática, mas não sabe por onde iniciar? Após ler nosso artigo algum tipo de questionamento ou dúvida surgiu? Não hesite em nos contatar!