Muito se fala sobre a importância de utilizar um CRM, mas você entende o real significado desse software para sua estratégia de marketing? Com ele é possível analisar todas as interações feitas pelo cliente, antecipar a solução para as suas verdadeiras necessidades, otimizar recursos e claro aumentar suas vendas.

No artigo de hoje, você vai conhecer o universo do CRM e como ele pode otimizar seus processos.

Significando um CRM

Um CRM ou “Gestão de relacionamento com o cliente” consiste em uma ferramenta ou sistema que contribuem com empresas para organizar e analisar dados e informações de clientes, servindo como um centro de organização. Qualquer estratégia ou abordagem que use dados para construir, melhorar ou gerenciar relacionamento com clientes pode se enquadrar na descrição de customer relationship management – CRM.

A primeira ferramenta destinada a análise de dados de consumidores, surgiu em 1986, desde então com a expansão da tecnologia e grande aceitação de empresas, o termo CRM foi consolidado em 1995, deixando de ser apenas um modulo de softwares para se tornar uma solução de automação de marketing com intuito de otimizar os relacionamentos.

Agora que entendemos o principal objetivo desse sistema, você deve estar se perguntando como inserir isso na prática. A resposta é simples, após você ter um centro de informações sobre o seu público, contribuindo para entender melhor quem são seus clientes, o que eles buscam e construir um relacionamento mais solido com o passar do tempo, uma vez que essas informações não irão se perder pelo caminho.

Importância de um CRM

O CRM é útil para diversos casos, pois é capaz de realizar tarefas variadas, por isso, listamos algumas das principais funcionalidades desse sistema.

Gerenciamento de Informações: Assim como já citamos ao decorrer do texto, o principal papel dessa ferramenta é realizar a gestão de informações dos seus clientes, ele reúne todos os dados que são coletados e relevantes ao longo do tempo em que sua empresa manter relacionamento com o cliente.

Automação: A integração com e-mails, por exemplo, permite a realização de disparos automáticos e personalizados, sendo possível qualificar leads e criar ações de relacionamentos especificas com cada pessoa, de acordo com seu estágio no funil de vendas.

Insights e Ações: Do que adianta reunir esses dados e não os colocar em prática, um sistema de CRM torna esses dados uteis para realização de ações especificas e direcionadas, sabe aquele cliente que está inativo a muito tempo? É o papel do CRM recomentar um contato com ele ou enviar uma proposta de seu produto ou serviço, uma vez que o perfil ele já foi traçado e analisado.

 Como escolher um CRM

Encontrar uma ferramenta de CRM que atenda às necessidades do seu negócio, pode começar a gerar benefícios a curto prazo para os profissionais de sua empresa. Mas nem sempre essa escolha é uma tarefa fácil, estar com as suas necessidades e estratégias definidas podem contribuir para essa decisão. Pensando nisso listamos três perguntas que você deve avaliar antes de uma contratação:

  1. Quem será beneficiado e usará um CRM? Ou seja, suas ferramentas serão utilizadas principalmente para uma equipe de marketing, vendas ou ambos.
  2. Quais são seus canais de marketing? Encontre uma ferramenta que abrace todos os canais que você mais usa, para que as informações possam ser transformadas em ação e não se percam.
  3. Qual a complexidade de uma ferramenta CRM? Encontre uma ferramenta que tenha uma abordagem simplificada, assim você conseguirá ir ajustando suas estratégias e ir adicionando complexidade gradativamente, enquanto se familiariza com a ferramenta.

Fica claro que para aproveitar todas as oportunidades de um CRM dependerá de uma boa escolha da ferramenta, separe um tempo para conhecer as principais do mercado e como elas se adequam em sua estratégia e empresa. Para facilitar, vamos apresentar as duas principais ferramentas do mercado, acompanhe.

RD Station

O RD Station é uma das principais ferramentas de automação e CRM, além de acompanhar e gerenciar leads, oferecem integração com email marketing, landing pages e relatórios. Os planos para essa ferramenta são pagos.

Acesse e entenda como a RD Station pode te ajudar: https://www.rdstation.com/ 

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